Em janeiro deste ano, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) estabeleceu uma série de especificações para a chamada nova gasolina brasileira. 

Desde então, o combustível é esperado com grandes expectativas pelos entusiastas do setor automotivo. A venda oficial da gasolina começou no dia 03 de agosto e em breve estará em todos os postos nacionais. 

No blog de hoje, você confere tudo sobre o combustível que está surpreendendo positivamente a população. 

A novidade do momento

Recém chegada aos postos de abastecimento, a nova gasolina do Brasil tem qualidade semelhante aos combustíveis fabricados no exterior. A novidade tem maior qualidade que a gasolina tradicional oferecida até então, pois apresenta vantagens atrativas. 

Os principais benefícios da nova gasolina são: possibilidade de redução do consumo, diminuição das emissões de gases tóxicos ao meio ambiente, melhora na performance e eficiência energética dos veículos.

Além desses diferenciais, outro fator chama atenção e conquista as montadoras que investem no Brasil. O novo combustível é mais homogêneo, o que permite que os motores desenvolvidos na Europa e Estados Unidos, por exemplo, não precisem passar por grandes modificações ao serem adaptados para o Brasil. 

Os postos de abastecimento de todo país têm até o dia 03 de novembro para trocar os estoques antigos, pela nova gasolina.  Já as distribuidoras receberam um prazo de 60 dias (desde o dia 3 de agosto) para fazer a troca completa. Logo, em breve todos os veículos do Brasil terão acesso ao combustível estrela do momento. 

O que muda com a nova gasolina brasileira?

As características técnicas que garantem melhor desempenho da nova gasolina nos veículos, tem como um dos principais fatores a massa específica de 715,0 kg/m³. Impactando diretamente na redução do consumo, uma vez que a massa está diretamente relacionada à densidade. 

Graças a esse número da massa, haverá diminuição de até 5% do consumo em veículos que usavam gasolinas de menor qualidade. Essa característica também contribui para dificultar a adulteração do combustível. 

Outra mudança é no valor mínimo na temperatura de destilação, sendo agora 50% (T50) mais rápido. O resultado será um aquecimento do motor em 77,0 °C. 

A empresa responsável pela nova gasolina é a Petrobrás, que fabrica o fluido e repassa para as distribuidoras nacionais. Neste caso, a gasolina sai da empresa sem adição de etanol, sendo responsabilidade das distribuidoras fazerem a complementação. 

As especificações da ANP, no entanto, deixam as regras de adição de compostos mais rígidas. Lembrando que, quanto mais puro, melhor é a qualidade do combustível. 

Mudanças na octanagem 

O processo de octanagem (que inclusive foi base para o nome da Octane Motors), tem sido amplamente discutido para averiguar a real qualidade da nova gasolina brasileira. 

Basicamente, este sistema mede o índice de octano, ou seja, a capacidade que o ar e o combustível têm para serem comprimidos na câmara de combustão sem detonarem sozinhos. Desse modo, é o teste que mede o quanto a  mistura aguenta até a hora que a vela dá a fagulha.

Atualmente, as novas normas para otimizar o combustível do Brasil, passaram a exigir que os laboratórios de teste usassem duas formas de octanagem, o Método Motor e o Método Pesquisa. Até então não havia especificação sobre isso. 

Esses processos mais cautelosos nos testes garantem que a gasolina que chega até os postos seja muito mais eficiente, limpa e de qualidade.

Benefícios para veículos esportivos 

SUVs, sedãs, hatches, motos, caminhões, entre outros tipos de veículos serão beneficiados com a nova gasolina brasileira. Porém, os primeiros a sentirem as vantagens serão os automóveis esportivos. 

Isso por conta da melhora na performance. A taxa de compressão mais baixa possibilita que os motores entreguem melhor desempenho. Quanto mais novo o modelo, melhor será o aproveitamento do combustível. Desse modo, um veículo aqui no Brasil terá desempenho semelhante aos da Europa. 

Para exemplificar, você poderá abastecer em um posto de gasolina comum uma Mercedes-Benz A35 AMG 4M e aproveitar por completo os 306 cv de potência de um motor AMG em terras nacionais. 

Ou então, ter acesso a experiência completa de alta dirigibilidade do Jaguar F-Pace P550 SVR com seus 550 cv entregues pelo motor V8 5.0 Supercharged. 

Motor AMG da Mercedes-Benz A35 AMG 4M, poderá ter melhor desempenho com a nova gasolina brasileira. (IMAGEM: Octane Motors)

Valores da nova gasolina 

Com a chegada ainda muito recente da nova gasolina brasileira ao postos, os especialistas não conseguem medir alterações reais no preço do combustível. 

Até o momento, não houve aumento significativo da gasolina. O que surpreendeu positivamente o público final, que esperava pagar mais pela novidade. Desse modo, é possível abastecer pagando o mesmo valor de antes e rodar mais quilômetros com um litro.

Espera-se que os valores continuem na mesma faixa. No entanto, o preço do combustível é influenciado pelo mercado internacional de petróleo, o que pode fazer com que haja variações ao longo dos meses. 

Para mais informações sobre a nova gasolina brasileira, você pode acessar o conteúdo completo sobre as especificações de uso automotivo e as obrigações quanto ao controle da qualidade clicando aqui

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