Volvo se compromete a extinguir a produção de carros com motores a combustão até 2030
A Volvo, uma das maiores montadoras do mundo, anunciou que vai acabar com a produção de carros com motores a combustão até 2030. Assim, a marca decide inovar e apostar nos motores elétricos. No artigo de hoje você vai entender a nova medida da empresa e o impacto da decisão no mercado.
A Volvo e os carros elétricos
Em dezembro de 2020, após inaugurar um laboratório em Xangai, na China, a montadora anunciou que começaria a produzir motores elétricos na Suécia, sua terra natal. O objetivo de trilhar este caminho é tornar a empresa referência no desenvolvimento e produção de veículos de luxo com estes tipos de motores.
Para isso, a companhia decidiu investir o equivalente a R$ 423 milhões para estabelecer a produção interna completa deste tipo de motor até 2025. Desse modo, a Volvo visava que os automóveis nesta configuração correspondessem a 50% das vendas totais da empresa até o mesmo ano.
Proibição dos motores a combustão
No mesmo período, durante um evento do Financial Times, um dos principais jornais de negócios e mercado do mundo, o presidente-executivo da montadora, Hakan Samuelsson, defendeu que os motores a combustão deveriam ser proibidos.
A justificativa é que essa medida é muito mais efetiva para apoiar a eletrificação do que criar ofertas para subsidiar a compra de veículos com motores elétricos. Em 2020, a venda dos modelos elétricos ou híbridos já representavam cerca de 20% do total de vendas de veículo da Volvo.
Vantagens dos motores elétricos
A mesma tecnologia que brilha os olhos da Volvo também se tornou mais popular através da Tesla, empresa de Elon Musk. Em comum, as companhias enxergaram as vantagens dos motores elétricos, que são muitas:
- Diminuição de poluentes: mesmo que se necessite de muita energia para carregar o veículo, a produção gera menos resíduos poluentes do que a queima de combustíveis fósseis;
- Aumento da eficiência: os motores a combustão possuem apenas 40% de eficiência, enquanto os elétricos chegam a 90%;
- Fornece uma experiência diferenciada ao motorista: por serem muito mais silenciosos, os carros elétricos contribuem para que o exercício de condução seja muito mais agradável. Além disso, a poluição sonora nas cidades é menor;
- Menor custo de manutenção: o custo do km rodado é muito inferior ao gasto de um veículo comum devido ao preço dos combustíveis hoje. Ademais, a menor quantidade de peças móveis e de filtragem faz com que haja menos desgaste mecânico, tornando a manutenção simplificada.
Abandono dos motores a combustão pela Volvo
Mesmo já defendendo a nova tecnologia, foi apenas em março de 2021 que a montadora anunciou a descontinuação na produção de veículos com motores a combustão. A decisão também inclui os veículos híbridos.
“Estamos muito comprometidos em nos tornarmos uma fabricante de carros exclusivamente elétricos e a transição deve ocorrer até 2030; isso permitirá atender as expectativas de nossos clientes e sermos parte da solução quando se trata de combater as mudanças climáticas”, afirmou Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo Cars.
Segundo Samuelsson, a empresa está olhando para o futuro e não vale mais a pena investir em um mercado que está encolhendo, mas focar os seus objetivos em uma oportunidade crescente no mercado. Inclusive a ação visa incentivar o consumo destes veículos em terras brasileiras.
Os carros elétricos da Volvo no Brasil
“Desde 2016/2017 existe esse plano de eletrificação para o Brasil. Acreditamos que o mercado vai se expandir e a eletrificação vai ser demandada pelo consumidor brasileiro premium”, destaca o diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil, João Oliveira.
A Volvo representa uma considerável fatia do mercado de carros elétricos no país, que compreende 40% das vendas de veículos com estes motores. O primeiro veículo híbrido lançado no país foi em 2018. O com o XC90 Plug-in Hybrid. Ou seja, em apenas 2 anos a empresa cresceu consideravelmente.
Assim, em 18 de maio de 2021, Oliveira anunciou que o Brasil, ao lado da Noruega, terão 100% dos carros a combustão eliminados da produção. Para fomentar esse novo hábito de consumo, a Volvo pretende aumentar de 700 para mil os postos de abastecimento elétricos, chamados de eletropostos, gratuitos para clientes Volvo e de outras marcas.
A companhia ainda pretende desenvolver uma plataforma, que deve ser lançada a partir de julho. Com foco em síndicos profissionais, gestoras de condomínio e incorporadoras. Para incentivar, portanto, a instalação de 300 carregadores em prédios de escritórios e residenciais com subsídio da própria empresa.