O ano é 1970. O ‘american way of life’ forma uma geração baseada em  muita música e vontade de mudar o mundo. Em meio a esse cenário nasce o Grand Mustang, uma promessa da Ford Motor Company.

Ao longo dos anos, o esportivo se transformou em um dos veículos mais clássicos no mercado automobilístico. 

Confira a história do Mustang Grande e toda importância desse modelo exclusivo que você encontra na garagem da Octane Motors. 

O início de uma lenda 

Para entendermos a trajetória do Mustang Grande, é preciso voltar um pouco no tempo, até o início de sua montadora. 

A história da Ford tem início em Dearborn, Michigan, um subúrbio de Detroit nos Estados Unidos. A companhia foi fundada por Henry Ford em 16 de junho de 1903. Atualmente, é uma das maiores montadoras e distribuidoras de veículos em todo o mundo. 

No entanto, sua contribuição não é apenas de reconhecimento internacional por conta dos veículos. Certamente você se lembra das aulas de história em que aprendemos sobre modelos de produção. Sendo o Fordismo um dos principais focos de estudo. 

Esse modelo de produção é chamado assim pois teve início nas fábricas da Ford e foi idealizado pelo fundador da empresa. Basicamente, consiste em um método de fabricação em larga escala em que há grande uso do maquinário. O Fordismo também pode ser chamado de linha de produção. 

Sem mais delongas, vamos à história do Mustang Grande em destaque.

A linha Mustang

O desenvolvimento do Mustang se deu por conta de uma necessidade do mercado. No fim da década de 1960, os estadunidenses pediam carros rápidos e potentes. No entanto, também queriam veículos mais simples e baratos. 

Na concorrência já existia um modelo que atendia essa necessidade: o Corvette da Chevrolet. Até o momento, esse era o único veículo esportivo norte-americano. 

Baseado nesses pedidos, Henry Ford II, neto do fundador da marca, se juntou ao empresário e então presidente da companhia, Lee Laccoca para desenvolver um modelo com as características pedidas pelo mercado. 

O nome da linha foi inspirado em um avião de caça, o P-51 Mustang. Que por sua vez foi inspirado em uma raça de cavalos, a única selvagem dos Estados Unidos. 

Esse veículo é a cara da cultura americana, assim como o presidente da companhia disse nesta célebre frase: “É como uma bandeira ondeando, tão originalmente americano como as motocicletas Harley Davidson, os jeans Levi’s, Elvis Presley e Marilyn Monroe. Está integrado a nossa cultura”.

Em setembro de 2017 a Ford reuniu 1.326 proprietários de Mustangs na Europa. O evento aconteceu no Campo de Provas de Lommel, na Bélgica. Seu objetivo era bater o recorde mundial de caravana de Mustangs, e conseguiu. 

Portanto, confira aqui como foi esse evento que celebra toda história desse modelo icônico em todo o mundo.

50 anos de Mustang Grande

Em 1970, o Mustang Grande surgiu como um modelo que unia alto desempenho e conforto. Neste mesmo ano, foram vendidos 22.000 unidades, sendo um sucesso de lançamento. 

Mesmo com 50 anos de história, o modelo Mustang Grande que você encontra aqui na Octane Motors tem apenas 29.300 km rodados. 

Ele se classifica como Coupé, o que significa que conta com capota fixa e espaço para dois ocupantes. 

O Mustang Grande tem câmbio manual com 4 marchas, 199 cavalos de potência, 1.9 cilindradas e 8 cilindros. Bem como motor V8 302 Small Block Injetado, câmbio no assoalho, rodas forjadas, tampa de válvula e carter cromado, manopla de cambio Hurst. Além de ser injetado Fulltech. 

Esse veículo adotou algumas mudanças estéticas, como seus faróis duplos que foram retirados e substituídos por modelos simples nas extremidades da grelha. Também foi ladeado por entradas de ar que ajudaram a arrefecer os freios. 

Sua cor externa é um clássico vermelho, enquanto o espaço interno está em preto e madeira.  

Venha conhecer de perto o Mustang Grande e conversar com nossa equipe especializada em veículos diferenciados. 

Compartilhar: