No blog de hoje você conhece as 5 tecnologias que foram aprimoradas para a segurança de motoristas e passageiros. Vamos conhecer os mecanismos que vem tornando o trânsito menos perigoso e salvando vidas. 

É fato que a pandemia do coronavírus diminuiu a circulação de veículos nas vias brasileiras. Por conta disso o número de acidentes também teve baixa. No entanto, dados do Relatório Estatístico da Seguradora Líder-Dpvat mostram que no período pré-pandemia houve grande quantidade de acidentes de trânsito. 

Entre janeiro e março deste ano, foram registrados 89.028 acidentes envolvendo veículos. Destes, 9.298 com mortes, 59.726 com invalidez permanente e 20.004 com necessidade de despesas médicas.

Muitos desses acidentes são causados por conta de imperícia e imprudência dos condutores. Desse modo, o problema central está no erro humano, porém, a tecnologia vem ajudando a diminuir essas falhas. 

Vejamos agora 5 ferramentas veiculares que tornam o trânsito menos violento. 

1 – Teen Driver: limitador de velocidade a distância 

A Chevrolet desenvolveu uma tecnologia voltada para que pais de adolescentes que se tornaram condutores recentemente pudessem controlar a velocidade do carro dos filhos. Lembrando que nos Estados Unidos a idade mínima para dirigir é de 16 anos. 

Essa ferramenta que nasceu como uma “babá” é eficiente e pode ser aplicada em diversas situações, não apenas quando se trata de novos motoristas.

O mecanismo funciona como um monitoramento externo do carro. O administrador do sistema pode controlar pontos como velocidade, ver se os passageiros estão sem cinto de segurança, limitar o volume do rádio e enviar mensagens de advertência ao motorista. 

Todas essas informações ficam registradas em relatórios que podem ser visualizados sempre. Segundo a montadora, o Teen Drive tem como objetivo maior incentivar hábitos de direção seguros e ensinar novos condutores a direção defensiva.

2 – Assistência de mudança de faixa

Muitos acidentes podem acontecer quando o condutor não se atenta a sua faixa de condução. Erros como esses podem colocar a vida em risco de pessoas que estão em outros carros e também de passageiros. 

Para melhorar este aspecto, a BMW desenvolveu um sistema de aviso de saída de faixa. O mecanismo funciona a partir do registro dos traços marcados no chão a uma distância de 50 metros e velocidade acima de 70 km/h. Desse modo, se o carro pende para atravessar a faixa não intencionalmente, o motorista recebe um aviso em forma de vibração no volante. 

Essa tecnologia faz parte do sistema Connecteddrive, que apresenta completa assistência de direção. A BMW investe cada vez mais em tecnologia de segurança, desenvolvendo equipamentos como: 

  • Alerta de perigo de colisão;
  • Assistente de Congestionamento;
  • Controle de Cruzeiro Ativo;
  • Proteção ativa;
  • Câmera de visão traseira;
  • Assistente de estacionamento;
  • Sensores de estacionamento;

Todas essas ferramentas você encontra em três modelos no estoque da Octane Motors. Confira mais sobre os veículos BMW 320i 2020 clicando aqui

3 – Airbags

Os clássicos também são bem-vindos na lista de equipamentos de segurança no trânsito. 

Esses dispositivos estão no mercado automotivo há anos, mas ainda tem papel fundamental na proteção de acidentes. Hoje, existem vários tipos de airbags, vamos conferir os principais e mais seguros: 

  • Airbags frontais: são os mais comuns, vêm instalados em frente ao banco do motorista e do passageiro dianteiro. São acionados quando há impacto e na maioria das vezes podem ser desativados. 
  • Airbags laterais: são localizados no encosto do banco da frente e contam com duas câmaras de ar, uma firme e outra mais macia. O objetivo desse dispositivo é proteger a região da bacia e do peito dos tripulantes. 
  • Airbags de joelho: para o passageiro da frente o equipamento é instalado embaixo do porta-luvas e para o condutor sob o volante. 
  • Airbags central: esse modelo é montado no apoio de braço dos bancos da frente ou na parte central do encosto dos bancos traseiros.

4 – Detector de embriaguez 

Mesmo com a Lei Seca, os acidentes causados por embriaguez ainda são muito frequentes em todo o Brasil. A atual norma prevê que ao causar acidentes com vítima fatal, o motorista que estiver bêbado será enquadrado no crime de homicídio culposo. Com pena de 5 a 8 anos em regime fechado.

Desse modo, equipamentos como detector de embriaguez podem salvar diversas vidas. O primeiro dispositivo com essa tecnologia foi desenvolvido pela empresa  Sober Steering e nomeado como Zero Tolerance System. 

Ele é instalado no volante dos veículos para capturar os gases emitidos pelo motorista, principalmente pelas mãos. Sabe-se que esses gases são liberados por todo o corpo após 5 minutos de ingestão de álcool. Assim, o mecanismo permite a identificação até com o carro em movimento. 

Quando há sinal de embriaguez, o GPS do sistema envia avisos para a polícia, para a família do condutor e também para a empresa que fabricou o veículo. 

5 –  Detector de ponto cego

Para assegurar a proteção do condutor e dos passageiros, o sensor de ponto cego é um aliado importante. 

Todo veículo tem um local onde o campo de visão é limitado, o que pode causar acidentes, principalmente, envolvendo motos e pedestres. Com o sensor de ponto cego esse problema é solucionado. 

O dispositivo é instalado nos retrovisores externos para identificar outros carros ou pedestres na traseira. A ferramenta pode averiguar a velocidade do veículo que se aproxima e avisar o condutor. 

Tecnologia como aliada 

É fato que os dispositivos tecnológicos ajudam a tornar o trânsito mais seguro. Por conta disso, as montadoras vem investindo em otimizações para oferecer melhor dirigibilidade e bem-estar aos motoristas e passageiros. 

Aqui na Octane Motors você encontra veículos equipados com sistemas de segurança impecáveis, modernos e funcionais de grandes marcas como Mercedes-Benz, Jaguar, Audi, Land Rover, BMW, entre outras. 

Confira nosso estoque completo clicando aqui: https://estoque.octanemotors.com.br/

Compartilhar: