Há 14 anos, o primeiro modelo do Porsche Cayman nasceu com o objetivo de renovar o mercado de superesportivos de luxo. Objetivo esse que foi atingido com sucesso. Ao longo dos últimos anos, a empresa continuou investindo em tecnologia e design, empregando ainda mais potência aos modelos Cayman. 

Para compreendermos a grandiosidade do Porsche Cayman, é preciso, primeiramente, desbravar a história de sua montadora ilustre. Hoje, você confere tudo sobre a empresa e seus superesportivos de renome, que sempre apresentam potência, beleza e performance inigualáveis. 

A Porsche 

Aqui no blog da Octane Motors, você já conferiu como a montadora desenvolveu seu belo e imponente brasão. Agora, vai poder mergulhar ainda mais fundo na trajetória da empresa alemã, que desde 1931 revoluciona o mercado automotivo. 

A Porsche está sediada em Stuttgart, cidade natal dos fundadores da marca,  Ferdinand Porsche e o seu filho Ferry Porsche. Desde o início, a família Porsche prezava por desenvolver veículos diferenciados. O que acontece até os dias atuais. No entanto, hoje em dia, a marca não é mais autônoma, ela pertence ao grupo Volkswagen. Mesmo assim, continua assinando carros impecáveis. 

Ferdinand Porsche

Antes mesmo da empresa Porsche dar seus primeiros passos rumo ao sucesso, Ferdinand já era um homem que carregava importantes conquistas no meio automotivo. O criador da Porsche também é responsável pelo desenvolvimento de um dos carros mais vendidos de todos os tempos, o saudoso Fusca. 

O engenheiro também recebeu fama por desenvolver o ousado Lohner-Porsche. Veículo híbrido que causou grande admiração ao ser lançado na feira Paris Expo, em 1900. 

Ferdinand teve uma carreira consolidada no ramo automotivo, desde jovem se consagrou como engenheiro mecânico. Trabalhou para grandes marcas da Alemanha, como Daimler, Mercedes, Daimler-Benz, Volkswagen, Auto Union.

Porsche Cayman
Criador e criatura, Ferdinand Porsche em um Fusca original. (Imagem: Volkswagen)

Desenvolvimento da empresa até os dias atuais

Década de 1950

O primeiro veículo lançado sob a marca foi o Porsche 356, produzido em 1948. O carro, inicialmente, contava com várias das peças do Fusca, mas com a consolidação da montadora, a empresa conseguiu fabricá-lo totalmente com materiais da Porsche. 

O Porsche 356 contava com motor central de 1.100 cm3, 40 cv de potência a 4.000 rpm, capaz de desenvolver até 135 km/h. Desde então, a marca registrada da empresa são seus veículos esportivos de alto desempenho. 

O Porsche 356 também foi responsável por dar início a brilhante história da empresa nas pistas de corrida. Em 1951, o 356 conquistou sua primeira vitória na corrida 24 horas Le Mans. 

Após o sucesso do 356, já sob direção de Ferry e seus filhos, a Porsche lançou uma série de veículos cobiçados. Assim, nesta lista estão alguns dos esportivos mais desejados e ilustres do mundo. 

Porsche Cayman
Quatro vistas do Porsche 356 (Imagem: Wiki Commons Esadof)

Década de 1960

Em 1963, foi lançado o primeiro sucessor do 356, o chamado Porsche 911, veículo histórico que marcou época nas pistas de corrida e nas ruas. O 911 foi campeão de importantes competições, como o rali de Monte Carlo, levando o primeiro lugar em 1968 e 1969.

Década de 1970

Alguns anos depois, em 1976, nasce o 924, um Porsche de motor dianteiro refrigerado a água. Logo depois, em 1977, a empresa lança mais um veículo de sucesso, o 928. Esse que carrega até hoje um importante papel no cenário automotivo mundial, pois foi o único modelo esportivo já nomeado Carro do Ano na Europa.

Década de 1980

Já na década de 80, mais precisamente em 1984, a Porsche lança o 959. Veículo conhecido por adotar a tração nas quatro rodas e vencer o Rali Paris-Dacar. 

Nesta época, a Porsche já era uma importante empresa automotiva, sendo mundialmente conhecida por seus carros esportivos inigualáveis. Certamente, a consolidação da grandiosidade da empresa foi reforçada nos anos 80, quando a Porsche conquistou o tricampeonato mundial de Fórmula 1, em parceria com a McLaren. 

Década de 1990

Passando para a próxima década, as inovações da Porsche nos anos 90 são principalmente: a inclusão dos airbags para motoristas e passageiros como itens de série e o lançamento do Boxster. 

Porsche Cayman: desenvolvimento do modelo  

Depois dessa brilhante linha do tempo onde se encontram grandes veículos, chegamos até os modelos Cayman. Esses esportivos surgiram em 2005 a partir da linha Boxster, porém apresentando características mais esportivas. 

As principais diferenças entre o Cayman e seus predecessores, Boxster, são os para-choques com desenhos levemente alterados, além de novas lanternas traseiras e mais espaço no porta-malas. Trazendo personalidade própria à nova linha. 

O lançamento da segunda geração desse célebre automóvel aconteceu em 2012, no Salão de Genebra, na Suíça. No entanto, os interessados só conseguiram comprá-lo a partir de 2013. 

Já a terceira geração é de 2016, quando a empresa decidiu se reinventar, passando a utilizar apenas 4 cilindros de série. Todavia, as inovações não param por aí. Os novos modelos da linha utilizam dois motores nas versões de entrada, uma vez que priorizam a maior economia de combustível e o torque em baixas rotações. 

Desse modo, os diferenciais do Porsche Cayman são seu design inspirado em modelos célebres da marca, como o 356, 550 e o 904 cupê.

Porsche Cayman 718

A partir de 2016, a linha Porsche Cayman e a linha Boxster, ganharam uma nova nomenclatura. Ambas passaram a ser chamadas de 718. O nome é uma homenagem aos prêmios conquistados pela Porsche em 1959 e 1960, na corrida de Targa Florio.

A Targa Florio é uma das mais importantes disputas automobilísticas do mundo. Acontece desde 1906 nas montanhas da Sicília, na Itália. Seu percurso é conhecido por ter muitas curvas, elevando o grau de dificuldade aos motoristas que se aventuram pela rota. 

O Porsche Cayman tem suas características moldadas para serem extremamente mordazes em terrenos como esse. Portanto, conta com excepcional dinâmica de direção e estabilidade.

Nesse sentido, características básicas de todas as versões do Porsche Cayman são as suspensões mais duras. Ou seja, desempenho mais agressivo. 

Porsche Cayman na Octane Motors

Aqui na Octane Motors, temos dois exemplares desses superesportivos. São veículos que carregam na carroceria a história de sua marca, tendo presença imponente. O ronco dos motores desperta admiradores e não há quem não se encante pelas cores e curvas dos Porsches Cayman.

O Porsche Cayman 2018 tem 300 cv de potência,  torque de 38,7 kgfm, transmissão automática de 7 marchas, 4 cilindros, volume porta mala de 334 litros, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de amortecimento, monitoramento de pressão dos pneus, faróis com refletor duplo e sport chrono.

Por fora, um amarelo solar que reflete a personalidade fulminante do carro. E no interior o elegante preto clássico. 

Porsche Cayman
Porsche Cayman (Imagem: Octane Motors)

O segundo PORSCHE CAYMAN em nosso estoque é o mais novo exemplar da linha 718. O modelo de 2020 conta com 300 cv de potência, 4 cilindros, indução a turbo, bancos de couro, controle automático de velocidade, controle de tração, entre outras particularidades de um superesportivo. 

O Porsche Cayman 2020 apresenta impecável tom de azul por fora e em seu interior, preto e bege. 

Por fim, ambos os cupês tem ficha técnicas e imagem 360º disponíveis em nosso site. Acesse e confira imagens exclusivas. 

Porsche Cayman
Porsche 718 Cayman (Imagem: Octane Motors)

Para conversar com a nossa equipe de vendas, ligue ou mande uma mensagem para: (14) 2108-8888 | (14) 98210-8088 | (14) 98230-8088 

Compartilhar: