13 de maio, data para celebrar esse esporte de apaixonados por velocidade e potência. Vamos conhecer carros, heróis e fatos que marcaram a história do automobilismo.

A história da fabricação e desenvolvimento dos veículos comerciais caminha lado a lado da trajetória das pistas de corrida. Assim, para começar, vamos conhecer datas importantes para essa célebre trajetória. 

Linha do tempo: do início até os dias atuais 

1894

O marco histórico que dá início ao desporto motorizado ocorreu no fim do século XIX. A primeira competição entre carros que se tem conhecimento ocorreu entre Paris e Ruão, na França. 

A corrida foi organizada pela revista Le Petit Journal, contou com 69 veículos. O nome oficial dado para o evento foi Concours des Voitures sans Chevaux (Competição de Carros sem Cavalos). A competição foi dividida em duas etapas, sendo a primeira um percurso de 50 km em que foram classificados apenas 25 pilotos. A segunda fase tinha 127 km. O vencedor do primeiro torneio foi Georges Lemaître, que curiosamente não chegou em primeiro lugar.

Na verdade, Georges foi o segundo colocado, no entanto, o vencedor, Jules-Albert de Dion foi desclassificado por conta de um acessório proibido no veículo em que dirigia. Por fim, Dion completou a prova em  6 horas e 48 minutos, em uma velocidade média de 19 km/h.

1903

Menos de uma década depois da primeira corrida entre veículos, as competições nas ruas foram extintas. Assim, em 1903, o percurso entre Paris e Madrid  marcou a última corrida de estradas, pois neste trajeto Marcel Renault, piloto e co-fundador Renault, se envolveu em um acidente fatal. 

Na época, as competições entre grandes cidades europeias ganharam muita fama e admiradores. No entanto, o acidente que envolveu Marcel Renault também causou a morte de mais 8 vítimas. Esse fato, junto de muitos outros acidentes que vinham ocorrendo, motivou o governo francês a banir as corridas nas ruas. 

Ademais, ainda no ano de 1903, porém em outro continente, nascia o que viria a ser considerado o primeiro autódromo do mundo. Desse modo, as corridas entre veículos já não eram exclusivas da Europa e estavam conquistando fãs na América do Norte. 

Logo, foi na cidade estadunidense de  West Allis, que um hipódromo (local destinado para corridas de cavalo) foi transformado em um espaço para o automobilismo. O Milwaukee Mile, existe até hoje, ele conta apenas com duas curvas, pois manteve o formato original das corridas de cavalos, sendo uma pista oval. 

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Imagem do lendário autódromo Milwaukee Mile (Imagem: monkeyseemonkeydo.com)

1950

Após a Segunda Guerra Mundial, o automobilismo passou por um grande salto, tanto na velocidade e tecnologia dos veículos, quanto na sua popularização entre os fãs do esporte. 

A Fórmula 1, modalidade mais famosa e categoria mais avançada do esporte, segundo a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), teve início em 1950. Justamente, no dia 13 de maio. Por conta dessa célebre data é que comemoramos o Dia do Automobilismo

A corrida de inauguração ocorreu no Circuito de Silverstone, no Reino Unido. O evento pode ser considerado como uma competição mundial pois contou com 6 Grand Prix, no Reino Unido, Mônaco, Suíça, Bélgica, França e Itália. Além de uma prova adicional em Indianápolis, nos EUA. 

2012

A relação entre a FIA e o Comitê Olímpico Internacional (COI), entidade que homologa os esportes em todo o mundo, é bem complicada.

Apenas em 2012, a FIA foi reconhecida pelo COI como uma federação esportiva. O presidente da Federação na época era Jean Todt, um experiente piloto, que conseguiu o reconhecido oficial ao assinar a Carta Olímpica e as regras antidoping que regulam as modalidades desportivas. Com isso, foi criada a Comissão de Pilotos.

Contudo, mesmo após essa parceria, todas as possibilidades da Fórmula 1 ou qualquer outra competição de veículos fazer parte das Olimpíadas ainda está descartada. Isso se dá por conta da cláusula rígida do COI que diz: “Qualquer esporte, disciplina ou evento em que o desempenho dependa essencialmente de propulsão mecânica não será aceito”.

Principais competições do automobilismo

Formula E

Corrida exclusiva para carros elétricos. É a mais recente competição homologada pela FIA. Ocorre em circuitos de rua, entre 2 e 5 km de extensão. A velocidade máxima dos veículos nesta competição é de 220 km/h.

Fórmula Indy

É a competição que mais se assemelha à Fórmula 1. Porém, seu diferencial é que todos os carros são produzidos por apenas uma empresa, sendo todos iguais. Além disso, são mais robustos e pesados, pois não contam com áreas de escape. 

Fórmula Truck

Falando em pesos pesados, a Fórmula Truck é com certeza a competição que conta com os maiores veículos. A categoria é composta por caminhões especiais para corridas. A velocidade média permitida para que não haja acidentes é de 160km/h. 

Campeonato Mundial de Carros de Turismo

Esta disputa consiste em corridas entre carros de turismo. Ou seja, veículos de alto desempenho e confortáveis. Na maioria das vezes são carros de luxo que apresentam alto desempenho na pista, sem perder suas características de serem mais largos e pesados. 

As mulheres no automobilismo 

A primeira mulher a participar de uma competição da Fórmula 1 foi a italiana Maria Teresa Filippis, em 1958. A piloto competiu a convite da Maserati e conquistou o 10º lugar no GP da Bélgica. Na época, ela já havia sido vice-campeã em uma corrida de carros de passeio.

Embora ali nascesse um importante marco para o esporte, esse evento também escancarou o machismo na modalidade. Maria Teresa foi proibida de competir novamente na Fórmula 1 após o diretor das provas, Toto Roche, ter a desclassificado. Em síntese, segundo ele, uma mulher bonita deveria usar apenas o capacete de cabeleireiro. 

Desse modo, outros célebres nomes femininos no automobilismo foram: Lella Lombardi, Divina Galica, Desirée Wilson e Giovanna Amati.

Assim, no ano passado, foi inaugurada uma competição exclusiva para mulheres pilotos, a W Series. Por fim, o torneio ocorreu na Europa e teve como campeã a piloto britânica Jamie Chadwick.

Maria Teresa Filipis no GP de Portugal de 1958, pilotando uma Maserati 250F. (Imagem: 3º tempo)

O automobilismo no Brasil

No país, quem organiza o esporte é a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Logo, os principais autódromos brasileiros são:  Autódromo Internacional Nelson Piquet, localizado em Brasília. Autódromo Internacional de Campo Grande, em Campo Grande. Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e o Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão.

A história do Brasil no automobilismo é marcada pelos lendários pilotos brasileiros. Nesse sentido entre eles se destacam:

Francisco Landi – o primeiro piloto do Brasil a disputar a Fórmula 1. Ele estreou no GP da Itália de 1951.

Rubens Barrichello – Esteve em 323 corridas e conta com 11 vitórias. Conhecido como Rubinho Barrichello, o piloto esteve atuante entre 1993 e 2011.

Felipe Massa – Em seu currículo Massa conta com o importante vice-campeonato mundial de Fórmula 1, em 2008 pela Ferrari. Atualmente, ele compete pela Fórmula E com a equipe Venturi Racing. 

Nelson Piquet – Piquet competiu em 208 corridas, sendo considerado internacionalmente um importante piloto para o esporte. Ele é  tricampeão mundial de Fórmula 1, vencendo nos anos de 1981, 1983 e 1987.

Maiores recordistas do automobilismo

Emerson Fittipaldi – É o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial de Fórmula 1. Fittipaldi carrega uma história de peso no automobilismo, uma vez que além dos títulos pela Fórmula 1, também foi campeão da Fórmula Indy em 1989 e bicampeão das 500 milhas de Indianápolis em 1989 e 1993.

Ayrton Senna – Para encerrar o hall dos grandes pilotos brasileiros, não poderia faltar o maior deles. Senna foi campeão da Fórmula 1 três vezes, em 1988, 1990 e 1991. O herói nacional é o piloto do Brasil com mais vitórias (41), pódios (80) e poles (65).

Contudo, não é recordista apenas entre os pilotos do país. Senna, até hoje, após 26 anos de sua morte, é o maior recordista da Fórmula 1. Entre suas grandes marcas estão: maior vencedor da história do circuito de Mônaco; maior recordista de poles consecutivas, sendo 8 poles e maior sequência de primeiras filas.

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Senna no GP de Mônaco em 1993. Pilotando uma McLaren MP4-8 Ford (Imagem: Motorsport Images)

 

Marcas importantes no automobilismo

No atual campeonato de Fórmula 1, as principais equipes e pilotos são: 

  • Mercedes com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. 
  • Ferrari com Sebastian Vettel e Charles Leclerc. 
  • RBR-Honda com Max Verstappen e Alexander Albon. 
  • McLaren-Renault com Carlos Sainz e Lando Norris. 
  • Renault com Daniel Ricciardo e Esteban Ocon. 
  • Alfa Romeo-Ferrari com Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi. 
  • Williams-Mercedes com George Russell e Nicholas Latifi. 

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