Logos de marcas de carros: significados e histórias por trás dos símbolos
Você já conhece os mistérios e curiosidades dos logos de marcas de carros alemãs. Agora, vamos abrir o mapa e desbravar outras importantes histórias do automobilismo e seus símbolos. No blog de hoje, você confere quais as particularidades dos emblemas máximos da Land Rover, Ford e Volkswagen.
Desse modo, vamos iniciar as descobertas em um local de extrema importância para o desenvolvimento de tecnologias automotivas, o Reino Unido. Depois, passamos para os Estados Unidos e, por último, voltamos a Alemanha. Confira mais alguns dos principais logos das marcas de carro de todo o mundo:
Land Rover
O coração dessa montadora de renome está localizado em Coventry, na Inglaterra. Hoje, a Land Rover pertence a empresa Tata Motors, responsável pela fabricação dos veículos robustos que fazem jus a fama da marca.
Essa fama – de produzir carros grandes, fortes e off roads – nasceu em 1947, nas mãos do designer-chefe na Rover Company, Maurice Wilks. A lenda do nascimento da marca diz que Maurice se inspirou em um Jeep americano da Segunda Guerra Mundial para construir seu primeiro modelo, o Centre Steer.
Desde o início, quando a marca desenvolveu o seu símbolo, ela investiu na forma ovalada com o nome da empresa no interior. Porém, a primeira versão do logo era cinza escuro, com o texto e borda em prata. Nesta versão, também havia uma linha em ziguezague que cortava as palavras Land Rover. Além de contar com as expressões “Solihull Warwickshire” e “Inglaterra” em cantos opostos. Essas, faziam referência a então sede da empresa. Esse modelo estampou os veículos Land Rover de 1948 até 1968.
Atualmente, o logo que estamos familiarizados, conta com o tom verde-esmeralda, conhecido como British Racing Green. Suas letras e borda estão em branco. Esse design remete a estética voltada para a simplicidade e elegância, conceitos que a marca preza. As linhas limpas refletem o refinamento britânico da empresa.
Em síntese, um legítimo Land Rover, com todas as suas características diferenciadas, você encontra aqui! Conheça a LAND ROVER DISCOVERY SPORT D180 SE.
Ford
Para apaixonados por carros, o nome Henry Ford diz muita coisa. Esse homem, fundador de uma das maiores montadoras do mundo, teve grande participação e influência no desenvolvimento da indústria automotiva no século passado. Por esse motivo, falar de logos de marcas de carros é falar de Henry.
Desde a época de fabricação do lendário Ford T, quando o processo de produção conhecido como Fordismo estava no início, a empresa já contava com um símbolo forte. Assim, apalavra Ford, em fonte de caligrafia refletia a importância e a força do nome de Henry.
Com o passar dos anos, o logo da marca sofreu pequenas modificações. A primeira versão, em 1903, era em preto e branco, contava com o nome da cidade sede, Detroit, e a expressão Ford Motor Co. no emblema. Em 1909, o logo passou a ser apenas a palavra Ford. Foi em 1912 que o azul característico da marca foi incorporado.
Hoje, temos o símbolo oval em azul e branco estampando os veículos da montadora norte-americana.
Aqui na Octane Motors você encontra um dos mais históricos veículos da Ford, o Mustang Grande. Saiba tudo sobre o veículo clicando aqui para ler a história completa dessa lenda.
Volkswagen
Para finalizar a história das logos de marcas de carro, vamos falar da maior fabricante de automóveis do mundo, a Volkswagen.
Assim, a criação do logo da empresa alemã também é recheado de curiosidades. O V e o W que formam seu símbolo, surgiram no final da década de 1930 e permanecem até hoje no centro do emblema.
A primeira versão do símbolo foi criada em uma competição dentro da empresa. O vencedor dessa corrida pelo logo perfeito foi o engenheiro Franz Xaver Reimspiess. Sua ideia foi utilizar as letras V e W junto com o símbolo da Frente de Trabalho Alemã.
No entanto, essa história tem dois lados. Nikolai Borg, um designer sueco, afirma que a criação desse logo inicial não foi de Reimspiess, mas dele. Borg chegou a processar a Volkswagen, mas, por falta de provas, o caso se arrastou ao longo dos anos sem resolução.
As 4 primeiras versões do logo eram em preto e branco, foi apenas 1967 que a empresa adicionou o azul ao seu símbolo. Nessa época, ele já tinha o formato redondo, com apenas linhas que formam as letras principais do nome da Volkswagen.
Ademais, o imponente logo da montadora você encontra nesta VW AMAROK V6 HIGH AC4.
Logos de marcas de carros na Octane Motors
Portanto, reunir todas essas marcas em apenas um lugar é para poucos. Aqui na Octane Motors você encontra veículos das principais empresas do setor.
Grandes logos de marcas de carros internacionais nos remetem a histórias das montadoras e do processo de desenvolvimento desse mercado repleto de curiosidades.
Por fim, conheça os modelos do nosso estoque completo e venha conversar com a nossa equipe de vendas para saber mais sobre os veículos.