Anos após sair da autoescola com a Carteira de Habilitação em mãos, a gente ainda tem que aprender a dirigir determinados modelos de veículos. Isso acontece por conta da tecnologia automobilística que se aprimora constantemente. E, por mais que a tração 4×4 não seja uma invenção tão atual, ainda está presente em pequena parte dos veículos que rodam pelas estradas brasileiras. Hoje, você aprende como usar a tração 4×4 corretamente.

Confira abaixo como funciona a mecânica desse tipo de tração e como usá-la corretamente em diferentes terrenos. Mas, primeiro, vamos entender qual a função principal e de onde vem este nome que, aos poucos, está se popularizando.

Conceitos prévios

Para compreender esse aparato mecânico, primeiro precisamos definir algumas palavras-chave importantes, como torque e potência.

O conceito de torque vem da física. É relativo ao movimento de rotação de um corpo após a aplicação de determinada força sobre ele. Isso quer dizer que o torque é a força responsável por fazer alguma coisa girar. 

Aplicando isso ao mecanismo de um automóvel, podemos definir o torque como a força gerada pelo motor. Essa força vem do movimento de sobe e desce dos pistões que compõe a parte interna do veículo. Por sua vez, esses pistões fazem girar o virabrequim, que é um eixo interligado às rodas motrizes. 

Todo esse processo ao longo do curso dos componentes do motor fazem o carro ganhar impulso. Essa função final do torque faz com que ele seja facilmente confundido com potência. Esses são conceitos distintos, no entanto, se assemelham no quesito desempenho do veículo. 

A potência está atrelada à velocidade. O conceito físico que podemos aplicar aos veículos diz que potência é a multiplicação do torque pela rotação do motor, ao longo de determinado período. 

A palavra potência é muito mais conhecida em nosso vocabulário por ser amplamente utilizada em peças publicitárias de grandes montadoras. Isso acontece porque a potência é que faz o carro ganhar velocidade rapidamente.

Enquanto a potência é medida em cavalos (cv), o torque é medido em quilograma-força-metro (kgfm). Sendo este último conceito que está atrelado à tração 4×4. Confira abaixo como usar a tração 4×4 corretamente. 

Como funciona a tração 4×4

A partir do conceito de torque podemos definir o que é a tração e porque ela é chamada de 4×4. Em resumo, esse tipo de tração é responsável pela distribuição do torque nas 4 rodas do veículo.

Portanto, essa distribuição faz com que o carro tenha maior aderência ao solo. Logo, os principais modelos de veículos 4×4 são aqueles conhecidos como off-road. Ou seja, que são pensados para rodar fora da cidade, em terrenos mais difíceis, como trilhas, estradas rurais, áreas arenosas, com lama, e encharcadas. 

O primeiro 4 da expressão refere-se a quantidade de rodas do automóvel. Enquanto o segundo 4 é a quantidade de rodas motoras. Por esse motivo, a tração 4×4 ganhou algumas variáveis durante os anos, como você pode conferir abaixo.

Tração integral

Esse modelo de tração 4×4 recebeu alguns nomes no mercado automotivo. Pode ser encontrada como tração Full Time, All Wheel Drive (AWD) ou Todas as Rodas Motrizes. Porém, todas as nomeações têm a mesma funcionalidade.

A tração integral ocorre quando o veículo é fabricado para distribuir a  tração nas 4 rodas a todo momento e em qualquer terreno. Não há a possibilidade de desativar a distribuição da tração conforme a necessidade. 

Porém, esse não é o modelo mais encontrado no mercado atualmente. Esse pódio é ocupado pela tração 4WD, que pode ser chamada de Four Wheel Drive ou Quatro Rodas Motrizes.

Nesse modelo, a tração pode ser tanto 4×4, quanto 4×2. O que significa que o motorista pode adaptar a distribuição do torque em determinados momentos. Fazendo com que o carro se comporte de maneira distinta conforme for necessário.  

Assim, é possível escolher entre a tração nas rodas dianteiras, nas traseiras, ou nas quatro rodas. Isso acontece por meio do acionamento de um botão encontrado facilmente pelo motorista.

Tração reduzida 

O diferencial da tração reduzida é a presença de um conjunto de câmbio específico para o controle da distribuição do torque, a partir de engrenagens especiais. 

Esse conjunto de câmbio conta com duas peças: o câmbio Hi e o Lo. Sendo o primeiro abreviação da palavra em inglês High, que significa alto. E o segundo abreviação de Low, cuja tradução é baixo. 

O câmbio Hi foi desenvolvido para ser utilizado no dia a dia. Ou seja, em terrenos mais regulares onde o carro tem maior aderência ao solo. Já o câmbio Lo é usado em ocasiões especiais, como trilhas e terrenos irregulares. 

O Lo amplia o torque do motor e garante melhor desempenhos dos veículos 4×4 em situações adversas.

Dicas de como usar a tração 4×4 corretamente 

É unânime entre os mecânicos e especialistas que usar a tração 4×4 no asfalto não é uma boa opção. Logo, a primeira dica é: ative as 4 rodas motrizes no asfalto apenas em situações de chuva ou quando a pista estiver muito escorregadia. Caso contrário o sistema irá entender que você se encontra em um terreno com baixa aderência, o que pode “travar” o carro ao fazer curvas, dificultando a direção. Nesses casos de chuva, o motorista deve manter a velocidade dentro de 80 km/h.

Segunda dica: utilize a marcha reduzida para atravessar áreas alagadas e mantenha o giro alto para que não entre água no veículo. Essa manobra deve ser feita devagar e com cuidado. Para maior precisão, é necessário ler as especificações de cada veículo e montadora. 

Veículos Octane Motors com tração 4×4

A LAND ROVER DISCOVERY SPORT D180 SE é um dos modelos em estoque que apresenta tração 4×4. Esse exemplar da montadora inglesa, conhecida por seus carros grandes e aventureiros, é de 2019 e conta também com câmbio automático de 9 marchas, 180 cv de potência e torque de 43,8 kgfm. 

Outro modelo que também conta com tração 4×4 ideal para se aventurar entre terrenos off road é a LR RANGE ROVER VELAR P380 SE R – DYNAMIC. O veículo conta com 380 cv, torque 45,9 kgfm, 5 lugares e 8 marchas. 

Para conhecer outros carros com torque, potência e desempenho impecável para rodar nos mais diferentes terrenos, venha conferir o nosso estoque completo. Temos opções desde modelos clássicos até as novidades do mercado

A equipe da Octane Motors está a disposição para solucionar todas as suas dúvidas e oferecer atendimento diferenciado na hora de escolher seu próximo carro. Fale conosco pelo site ou pelos seguintes telefones:  (14) 2108-8888 | (14) 98210-8088 | (14) 98230-8088. 

 

Compartilhar: