A história por trás de importantes logos das marcas de carro alemãs
Quando você adquire um carro novo, está levando para casa muito mais do que uma carroceria, 4 rodas e um motor, está levando memórias. Toda marca carrega uma história, repleta de curiosidades, ideais e conceitos únicos. Vamos descobrir, agora, quais são as histórias de 4 logos das marcas de carro alemãs que encantam apaixonados por veículos em todo o mundo.
Desse modo, você confere as curiosidades por trás das logos da Porsche, da BMW, da Audi e da Mercedes-Benz. Vamos embarcar em um mundo de cores e formatos que caracterizam cada uma dessas montadoras, atribuindo perfil único e de fácil identificação a elas.
Porsche
O elemento de identidade da marca tem como função representar a personalidade da empresa que dá nome aos veículos. A Porsche nasceu em 1931 e seu nome vem da família que deu início as produções destes carros na Alemanha.
Desde o início, a marca é associada à perfeição técnica e design elegante, principalmente, por conta de seus modelos esportivos. A empresa, fundada por Ferdinand Porsche e o seu filho Ferry Porsche, passou os 4 primeiros anos de existência sem um símbolo que a definisse.
Foi depois dos veículos ganharem fama internacional e chegarem aos Estados Unidos, que a Porsche, finalmente, deu início a construção de um signo que lhe representasse. A ideia, no entanto, não veio de um dos fundadores, mas de um empresário americano muito astuto. O homem que deu o pontapé inicial para a criação do logo da Porsche foi Max Hoffman, um senhor de posses, membro da alta sociedade de Nova York.
Max era conhecido como a “raposa dos negócios”, por seu charme e habilidade de fechar parcerias de sucesso. Em uma viagem pela Europa, ele visitou a família Porsche com quem já havia negociado anteriormente, dando a ideia da criação de um logotipo ao jovem Ferry Porsche.
Reza a lenda, que esse encontro aconteceu em um almoço, onde Ferry respondeu a Max imediatamente com uma ideia. Pegou um guardanapo e uma caneta e ali mesmo criou o primeiro esboço do brasão da Porsche.
A ideia inicial contava com um escudo de Wurttemberg, um cavalo de Estugarda e o nome da família fundadora. Posteriormente, foi aperfeiçoado pela equipe de design da empresa e, hoje, está presente em todos os veículos da montadora, com as mesmas ideias originais.
Elementos do brasão
O escudo de Wurttemberg revela a forte ligação da família com o a região de Baden-Württemberg, na Alemanha. Onde se localiza a cidade de Estugarda, sede da Porsche. Para representar as raízes da família foram usadas as listras vermelhas e pretas e os três chifres de veado, que fazem referência ao símbolo usado no escudo original do estado alemão e as cores da bandeira.
Já o cavalo, que vai ao centro do brasão da Porsche, você deve reconhecer de outra marca muito famosa. Sim, o cavalo da Ferrari e da Porsche é exatamente o mesmo. Pois ambas as empresas foram procurar inspiração no mesmo lugar, justamente a cidade de Estugarda.
Em alemão, Stuttgart, tem origem na palavra “Gestüt”, que significa “picadeiro” ou “campo de cavalos”, e, em Italiano, “scuderia”. Esse último que deu origem ao logo da Ferrari. Colocando o cavalo de Estugarda bem ao centro do brasão, a família Porsche quis, mais uma vez, fazer referência ao seu local de origem.
O departamento de marketing da marca usa sabiamente esta história. Chegando a fabricar guardanapos com réplicas do esboço original do brasão de Ferry. No entanto, essa versão não é interpretada como real por todos. Há uma segunda versão, onde o criador do escudo não é um homem, mas são três.
A outra história
A história não oficial do brasão da Porsche conta que os criadores do símbolo foram Franz Xaver Reimspiess, Lepper e Erwin Komenda.
Reimspiess foi um chefe dos Estúdios de Design da Porsche. Lepper foi um Chefe do Departamento de Publicidade da empresa. E Erwin Komenda é uma figura de grande importância no cenário internacional do automobilismo, pois foi o responsável pelo desenho da carroceria do Fusca e vários carros esportivos da Porsche.
A história paralela conta que o brasão, com todas as características que conhecemos, foi ideia desses três homens e não um insight do dono da empresa.
Seja qual for a história oficial, ambas carregam um grande peso para a marca e deram origem ao brasão que até hoje brilha na carroceria dos veículos. Assim como está presente no PORSCHE 718 CAYMAN, que você pode encontrar no estoque da Octane Motors.
BMW
Continuando nossa jornada pelas logos das marcas de carro, vamos falar dessa montadora. Os veículos da BMW são amplamente conhecidos ao redor do mundo. Sua marca ganhou grandes proporções e, hoje, é uma importante montadora de renome internacional. Todo mundo conhece a BMW, mas poucos param para desvendar o que há por trás dessas 3 letras.
BMW é a sigla alemã para Bayerische Motoren Werke, que em português significa Fábrica de Motores da Baviera. No início da empresa, esses motores a que o nome se refere não eram de carros, mas de aviões.
A BMW nasceu em meio a Primeira Guerra Mundial, na Alemanha. Nessa época, a empresa fabricava motores para aviões de combate. Após o fim da guerra, em 1919, o Tratado de Versalhes proibiu a fabricação desses aviões, obrigando a BMW a migrar de setor. Deixando os aviões de lado, a fábrica começou a fazer motocicletas e, posteriormente, carros.
Versões divergentes
Assim como uma boa narrativa, a BMW também apresenta duas versões para a criação do seu logo oficial. A primeira dessas diz que as cores azul e branco encontradas no logo remete ao céu azul e aos campos brancos e a forma faz analogia a uma hélice de avião. Essa versão remonta ao início da empresa como fabricante de motores para aeronaves.
A segunda versão diz que o azul e o branco são uma homenagem à bandeira da Baviera, região onde se localiza a fábrica original de motores. Essa história, atualmente, é tida como oficial, mas por muito tempo teve que ser ocultada. Em virtude de que, na época da fundação da BMW, era ilegal o uso de símbolos nacionais na denominação ou grafismo de marcas comerciais.
Na Octane Motors você encontra uma variedade de veículos da montadora alemã, como o modelo BMW 320I.
Audi
Continuando a viagem através de informações sobre os logos de marcas de carro alemãs, vamos entender de onde surgiram as 4 argolas características da Audi.
Desta vez, a história tem apenas uma versão, de amplo conhecimento do público que acompanha o mercado de automobilístico internacional. Assim como as linhas dos veículos sofisticados da marca, o logo da Audi se apresenta de maneira simples, porém refinada.
Suas 4 argolas fazem referência a fusão das empresas que deram início a marca: Horch, Audi, Wanderer e DKW. Essas 4 empresas eram as montadoras mais antigas da Alemanha e, juntas, deram origem a Auto Union, fabricante de veículos sediada na cidade de Ingolstadt.
A Auto Union não existe mais, porém foi responsável por alavancar a produção de veículos premium e dar bases sólidas para o que hoje conhecemos como Audi.
A origem em latim
O nome da empresa atual, remete a uma história curiosa. Antes de se unir com os outros 3 sócios e fundar a Auto Union, um dos donos da empresa Horch, cujo nome levava o mesmo de sua família, perdeu o direito de uso do nome para seu sócio, que em uma briga judicial ficou responsável pela empresa Horch. Logo, ele teve que se adaptar e criar outro nome para a sua nova montadora de veículos.
Reza a lenda que a ideia da palavra “Audi” veio do filho de Horch, que na época estudava latim e teve a brilhante ideia de traduzir o nome da família. “Horch” em alemão significa “Hark” ou “ouvir”. Já “Audi”, em latim, é a forma no imperativo singular para “audire”, que significa “para ouvir”. E com essa associação, tanto a empresa Horch quanto a nova Audi puderam se juntar com os outros sócios para criar a Auto Union.
Você encontra as 4 argolas da Audi em veículos em estoque na Octane Motors, como o modelo AUDI A6 3.0 TFSI, de 2020.
Mercedes-Benz
Por fim, encerramos essa viagem entre os logos das marcas de carro da Alemanha, falando sobre a história da Mercedes.
Se o mundo automobilístico existe da maneira que conhecemos, grande parte disso é graças a Mercedes-Benz. Os fundadores desta empresa foram responsáveis por inovações importantes, como a construção do primeiro ônibus, do primeiro caminhão com motor a gasolina e do primeiro caminhão a diesel do mundo.
Nesta época de grandes invenções, no entanto, a empresa ainda não tinha esse nome. Era conhecida como “Daimler-Mercedes”, fazendo referência ao nome de um dos fundadores, Gottlieb Daimler. O outro responsável pela base da empresa é Carl Benz, que viria a se unir a Daimler anos depois.
O símbolo estampado nos produtos da Mercedes foi criado em 1909. Ele conta com uma estrela de três pontas, que faz referência a triplicidade das atividades da empresa. Sendo que a Daimler-Mercedes fabricava motores para automóveis, barcos e aviões.
A estrela de 3 pontas
Segundo o portal oficial da marca, a estrela de 3 pontas foi oficializada como um símbolo da empresa após a morte de Daimler, foi ele quem a criou. O desenho original havia sido enviado em um postal a sua esposa com a seguinte frase: “Um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra.”
A ideia central do emblema permanece até hoje, fazendo analogia a terra, água e ar. No entanto, com o passar dos anos, o símbolo sofreu modificações até chegar ao que conhecemos hoje. O círculo que envolve a estrela só foi adicionado em 1923. Três anos depois, quando finalmente houve a fusão oficial da empresa de Daimler e de Benz, surgiu uma coroa de louros no logotipo, herdado da Benz.
Apenas em 1933 a Mercedes-Benz oficializou o logo que se mantém até os dias atuais. Como esse que você pode ver no modelo SUV MERCEDES BENZ GLC 63 AMG, de 2019.
A história dos logos das marcas de carro
Conhecer as histórias que geraram os símbolos das grandes montadoras internacionais nos deixa mais próximo de sua essência. Assim como um brasão de uma família conta a trajetória e as raízes das gerações, os logos das marcas de carro remontam a narrativa e a memória de como são desenvolvidos os veículos ao longo do tempo.
Aqui na Octane Motors você pode encontrar essas belas histórias em modelos únicos. Venha conversar com a nossa equipe de vendas para saber mais sobre cada um dos automóveis presentes em nosso estoque.