Os motores Mercedes-AMG são reconhecidos mundialmente por sua excelente performance e, também, pelo processo de fabricação manual. Hoje, vamos conferir como a Mercedes e a AMG se uniram para oferecer veículos de alto padrão e acabamento de precisão.

Para entender o processo de manufatura dos motores é necessário conferir brevemente a história da AMG, esse braço da Mercedes que oferece serviços diferenciados. 

Trajetória da AMG

A AMG nasceu com o objetivo de fabricar motores perfeitos e, desde então, vem cumprindo com sua missão. O início da empresa foi em 1967, quando dois ex-funcionários da já consagrada Mercedes-Benz decidiram montar seu próprio negócio. 

Durante alguns anos, a empresa caminhou sem vínculo com a Mercedes, mas desde 1971 as duas marcas fazem parcerias de sucesso. 

As siglas AMG derivam do nome de seus fundadores e da primeira sede da montadora: Hans Werner Aufrecht, Erhard Melcher e Großaspach. No entanto, hoje em dia, o nome oficial da empresa é Mercedes-AMG GmbH. Pois em 2005 ela foi incorporada ao Grupo Daimler AG, o mesmo a que pertencente a Mercedes. 

Desde o princípio, a AMG se destacou pela produção de motores para carros de corrida. A esportividade e a potência sempre foram as principais características das peças fabricadas pela empresa. 

No começo, o foco era transformar os veículos tradicionais da Mercedes em carros de competição. Em 1971, as duas empresas fizeram o primeiro projeto em conjunto, originando o modelo C 36 AMG.  

Atualmente, a AMG emprega cerca de 800 funcionários dedicados a fabricação de motores especiais, voltados para modelos esportivos. Sua sede atual fica na cidade alemã de Affalterbach, perto de Stuttgart, grande centro de inovação automotiva mundial. 

Os motores e veículos que levam a marca AMG tem como principais concorrentes marcas como Porsche, Ferrari e Lamborghini. Todas reconhecidas pela potência e sofisticação. 

A primeira grande vitória dos motores Mercedes-AMG, que mostrou ao mundo a força dessa união, foi nas 24 horas de Spa-Francorchamps. Nesse torneio, o sedã AMG Mercedes 300 SEL 6.8 foi o campeão em sua classe e ainda levou o segundo lugar geral na competição. Depois desse título ambas as marcas se consolidaram nas pistas de corrida e fora delas.

Primeira vitória da AMG no campeonato 24 Horas de Spa-Francorchamps, em 1971, com o modelo AMG 300 SEL 6.8. (Divulgação/Mercedes-Benz)

Um homem, um motor: o processo de fabricação manual

Hoje, a Mercedes-AMG conta com cerca de 40 criações. Seus motores começam nos 367 cavalos de potência e chegam até o número impressionante de 630 cv. Entre os modelos produzidos estão roadsters, cupês, sedãs e SUVs, que levam para a cidade toda a robustez das pistas. 

No entanto, a filosofia “Um homem, um motor” não é exclusividade da AMG, a montadora japonesa Nissan também usa essa técnica de produção em alguns veículos. O que realmente diferencia os motores Mercedes-AMG  é que as marcas prezam pela perfeição em cada detalhe. 

Por esse motivo, apenas pessoas altamente treinadas fazem os motores. Ao todo são apenas 200 profissionais aptos para isso, sendo que cada um deles monta inteiramente o seu motor e assina ao final. Para chegar até este cargo, os mecânicos passam por um intenso treinamento de cerca de 4 anos. 

O logo da marca está presente em diversos locais dos veículos Mercedes-AMG, para que fique exposto a qualidade excepcional dos carros. (IMAGEM: Octane Motors)

Passo a passo da produção manual

A fim de que seja mantida a qualidade dos mecanismos da AMG, os profissionais participam de todo o processo de fabricação do veículo Mercedes. Desse modo, o motor é desenvolvido para se ajustar perfeitamente à carroceria e aos detalhes do carro. Mesmo assim, a AMG trabalha de maneira independente e cria suas próprias inovações automotivas. 

Nas fábricas da AMG, o processo de produção tem início com a montagem do bloco do motor, que é feito em uma base móvel, uma vez que o mecânico responsável precisa locomover essa peça pela área de produção para continuar a montagem. 

A organização da fábrica é semelhante a um supermercado, onde as peças ficam expostas em prateleiras e os montadores vão até elas. É importante observar que, nesta etapa há uma aferição com leitura digital por scanner feita pelo AMG Trace, o sistema inteligente da empresa. Isso garante que todas as peças estão em perfeito estado e prontas para se tornarem um motor excepcional. 

Depois dessa leitura, o sistema cataloga as informações e aponta quais as ferramentas são ideais para serem utilizadas no projeto específico. O AMG Trace também aponta qual é a sequência de montagem apropriada, além das demais informações para o mecânico responsável, como o aperto do torque. 

Passadas essas fases, começam os testes. Cada motor deve ser submetido a uma prova de resistência com gás hélio. Assim, é possível identificar se a peça é resistente à pressão e não tem vazamentos.

Na sequência, vem o chamado “teste frio” que comprova a qualidade da parte elétrica, eletrônica, hidráulica e balanceamento do motor simulando o funcionamento sem uso de combustível. Para isso, um motor elétrico é conectado ao propulsor, e este funciona a 3.000 rpm. 

Além disso, alguns motores são selecionados para outro teste mais amplo. Os mecanismos que passam por essa fase não serão vendidos, eles servem para comprovar que a produção está impecável. Nesta fase, os motores são submetidos a um dinamômetro de bancada, que pode controlar a temperatura de todos os fluídos. Essa “prova de fogo” chega a durar até 1.500 horas sem parar. 

E ainda não acabaram as etapas que garantem a qualidade dos  motores Mercedes-AMG. Após os testes, são tiradas cerca de 100 fotos de cada exemplar. Isso ocorre para buscar pontos fracos na estrutura do motor e possíveis falhas. Essas fotos são armazenadas e podem ser consultadas sempre que necessário. 

Por fim, o especialista responsável pelo projeto aprova e assina seu motor, que vai ser acoplado ao veículo e distribuído mundo afora. 

Legítimo motor AMG com assinatura do técnico responsável. (IMAGEM: Octane Motors)

Curiosidades do modelo de fabricação

Cada motor é produzido como uma obra de arte. O artista que não finaliza o motor até o fim do expediente não passa a obra para o colega terminar. Quando o mecânico não consegue finalizar a montagem até o fim do dia, as peças ficam intocadas até ele voltar para terminar seu serviço no dia seguinte. Isso ocorre, também, quando um mecânico entra em férias, o motor fica parado até que ele retome suas atividades. 

A maioria dos motores leva cerca de 6 horas para ser produzido. Os modelos V8, por exemplo, tem 23 etapas de montagem que são feitas por apenas uma pessoa. 

Uma das únicas vezes que um motor AMG foi montado em parceria com outras pessoas foi em 2012, quando a empresa convidou os pilotos Michael Schumacher e Nico Rosberg para fabricarem um exemplar. Neste caso, os dois pilotos contaram com a ajuda de um especialista da fábrica e os 3 assinaram o motor. 

No vídeo a seguir você confere como foi esse processo especial de montagem com a ajuda das estrelas do automobilismo. 

Motores Mercedes-AMG na Octane Motors

Aqui na Octane Motors você encontra três veículos que levam a qualidade dos motores Mercedes-AMG.

O primeiro é o modelo C43 AMG de 2018. Ele conta com motor V6 bi-turbo com 367 cv de potência e 53 kgfm de torque. Para conferir todas as informações do automóvel é só clicar aqui: https://estoque.octanemotors.com.br/detalhe/199/m-benz-c43-amg 

O segundo modelo com motor excepcional e qualidade das montadoras alemãs é o A45 AMG 4M. Ele apresenta 381 cv de potência, 48,4 kgfm de torque e motor turbo. Saiba mais clicando aqui: https://estoque.octanemotors.com.br/detalhe/191/mbenz-a45-amg-4m 

Por fim, o último modelo Mercedes-AMG em estoque na Octane Motors é o GLC 63 AMG, de 2019. Conta com impressionantes 476 cv de potência e torque 66,3 kgfm. O motor V8 bi-turbo apresenta padrão de qualidade impecável e grande potência. 

Para conhecer mais detalhes e fotos exclusivas do veículo clique aqui: https://estoque.octanemotors.com.br/detalhe/174/m-benz-glc-63-amg 

 

 

 

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