Se você procura um sedan esportivo, compacto, potente e que lhe garanta muito prazer ao dirigir, com certeza, deve se atentar aos modelos da BMW Série 3. Hoje, vamos observar os detalhes do novo BMW 320i 2020 e descobrir quais os diferenciais dessa máquina em relação aos seus predecessores.

BMW Série 3

“Puro Prazer de Dirigir”.

Em apenas uma frase, a BMW sintetiza a melhor característica de seus veículos da Série 3. Há mais de 40 anos, a marca iniciou uma investida em carros que uniam características de modelos executivos, esportivos e compactos. Desse modo passaram a oferecer motor potente, design único e, claro, dirigibilidade e desempenho excepcionais. 

Assim, a BMW se consolidou com seus veículos best-seller da Série 3, que atingiram a impressionante marca de mais 15 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo. As vendas dos veículos dessa série representam cerca de 30% das vendas totais anuais da BMW.

Ao longo das últimas 4 décadas, a Série 3 passou por 6 gerações até chegar a atual versão, como modelo BMW 320i 2020. Confira quais as principais características de cada uma das gerações anteriores e como o novo veículo se mostra em relação aos modelos mais antigos. 

Primeira geração

Em 1975, a BMW lançou o primeiro veículo da Série 3. Ele surgiu com o objetivo de suceder  a BMW Série 02, apresentando automóveis compactos.

O primeiro veículo foi o sedã E21. Ele contava com duas portas e usava motor de 4 cilindros com carbureto. No mesmo ano de seu lançamento, a BMW começou a introduzir veículos com injeção de combustível. 2 anos depois, a montadora adicionou motores de 6 cilindros à Série 3.

Ainda nesta primeira geração, entre 1978 e 1981, a marca lançou modelos com estilo de carroceria cabriolet.

BMW 320i 2020
Modelo E21, o primeiro da Série 3 (IMAGEM: Jeroen Coebergh)

Segunda geração

A data de estreia da segunda geração da Série 3, que viria dar origem ao BMW 320i 2020, foi em 1982. Neste período, a BMW produziu o chamado E30, que contava com duas portas em sua primeira versão, mas que em 1983 ganhou suas quatro portas. 

Esse modelo ficou conhecido por ser pioneiro entre os automóveis sedãs de quatro portas e por oferecer um motor a diesel. Já a tração nas quatro rodas chegou até a Série 3 da BMW com o modelo 325iX.

A segunda geração ainda contou com o primeiro BMW M3, que foi construído na plataforma do E30. Esse modelo tinha motor S14 de quatro cilindros de alta rotação a gasolina. Ao todo, produzia 175 kW (235 hp). 

E 30 da segunda geração da Série 3 (IMAGEM: Mr.choppers)

Terceira geração

Assim como as gerações anteriores, essa fase da Série 3 trouxe grandes inovações para a montadora. A primeira delas foi a carroceria hatchback no E36. Além disso, em 1996, essa geração inaugurou em sua série a transmissão manual de 5 e 6 velocidades, o motor a diesel de quatro cilindros e, também, a suspensão traseira multi-link.

Para deixar a terceira geração ainda mais ilustre, o E36 esteve presente na lista 10 Best da Car and Driver Magazine

Modelo da terceira geração da Série 3 da BMW (IMAGEM: Vauxford )

Quarta geração

Chegamos a etapa conhecida pelas inovações eletrônicas da Série 3. Essa geração deixou fortes marcas para a fabricação do atual BMW 320i 2020. As principais inovações foram: navegação por satélite, distribuição eletrônica da força de frenagem, limpadores com sensor de chuva, luzes traseiras de LED e motor com elevação variável da válvula, o chamado “valvetronic”.

Na quarta geração também houve a retomada da tração nas quatro rodas para o sedã 325xi e a perua 330xi.

E46 da quarta geração (IMAGEM: OSX)

Quinta geração

Abrindo o leque de tipos de carroceria, a quinta geração da Série 3 investiu em automóveis em estilos sedan, vagão, cupê e cabriolet. Assim, essa geração pode ser chamada também de E9X.

Como novidade, também foi apresentado o primeiro motor a gasolina turbo, no modelo 335i. Ademais, a partir de 2007, o E90 ganhou pneus de corrida e teve três grandes versões: E90, E92 e E93 M3. Todos alimentados com motor BMW S65 v8 em seus estilos  sedã, cupê e cabriolet respectivamente.

BMW 325i E90 (IMAGEM: OSX)

Sexta geração

A última geração antes do lançamento do BMW 320i 2020 foi essa. Ela foi marcada, principalmente, pelos modelos F30, F31 e F34, produzidos como sedan, cupê, conversível, perua e hatchback de 5 portas.

Essa geração marcou o fim da era cupê e conversível para a Série 3, já que em 2013 e 2014 eles foram redesenhados e formaram a Série 4. 

No entanto, ainda nessa época, a Série 3 ganhou um novo tipo de carroceria, um hatchback de distância entre eixos longo. O modelo foi chamado de Series Gran Turismo.

Por fim, a sexta geração, que terminou em 2019, teve como principais inovações: toda a linha Série 3 usando motores turbo; sistema de transmissão híbrido plug-in; motor de 3 cilindros; alimentação pelo motor S55 twin-turbo straight-6 no modelo M3.

BMW 325i E90 (IMAGEM: OSX)

Sétima geração

Para chegarmos até as inovações que dão vida ao BMW 320i 2020, foi preciso conhecer todos esses detalhes das gerações que vieram anteriormente. Assim, podemos traçar um paralelo entre o passado e o presente da montadora alemã na Série 3. 

Nesta geração, a empresa aposta em veículos com dimensões levemente maiores. Além de “uma nova e impressionante linguagem de design que claramente o diferencia de seu antecessor visualmente”, segundo a própria BMW. 

Portanto, agora, vamos conhecer todas os detalhes desse modelo que está encantando os apaixonados por dirigir.

BMW 320i 2020

O novo sedan esportivo premium foi desenvolvido para elevar o nível dos modelos nobres  do mercado. Logo, ele conta com mais espaço nos bancos traseiros e equipamentos da classe de luxo.

Desse modo, o foco da BMW foi lançar um carro onde a dirigibilidade está em primeiro lugar. Assim, seus sistemas de assistência ao condutor para direção parcialmente automatizada são admiráveis. 

Design Externo

Confira tudo o que o BMW 320i 2020 oferece em seu exterior exclusivo:

  • Design reformulado, com linhas e superfícies precisas;
  • Nova interpretação da coluna Hofmeister;
  • Lanternas finas, tridimensionais, em forma de L; 
  • Carpete de luzes de boas-vindas;
  • Grade de Duplo Rim mais larga e com moldura única;
  • Nova interpretação dos faróis, mantendo a identidade;
  • Pacote Sport com entradas de ar em formato de T;
  • Dupla saída de escape.

Comparação ao F30

Em comparação com o modelo anterior, F30, o BMW 320i 2020 tem altura de 1.435 mm, sendo 6 mm mais alto; largura de 1.827 mm, com mais 16 mm; entre eixos de 2.851 mm, 41 mm maior e, por fim, comprimento de 4.709 mm, que ganhou 76 mm.

Nesse sentido, o novo veículo também se diferencia do seu antecessor por conter: 

  • 30 Nm;
  • Retrovisor externo com rebatimento;
  • Banco traseiro tri-partido (40:20:40);
  • Pacote Connected com concierge;
  • Iluminação ambiente interna;
  • Parking Assistant;
  • Estepe de emergência;
  • Ar condicionado de 3 zonas.

Diferenciais do BMW 320i 2020

Os principais atributos deste automóvel são seu Motor BMW TwinPower Turbo com 184cv de potência e 300 Nm de torque, o sistema Parking Assistant com Câmera de Ré e Sensores de Estacionamento Dianteiros e Traseiros e, ainda, os faróis Full LED.

O BMW 320i 2020 também apresenta o sistema Reversing Assistant em que o carro registra os últimos 50 metros percorridos e pode “desfazê-los” em marcha ré. Esse sistema inovador garante um novo estilo de direção, para que motoristas façam manobras em locais apertados com muito mais conforto e elegância. 

Além desses pontos, o veículo também tem o sistema exclusivo da empresa alemã, BMW ConnectedDrive. Com isso, é possível acessar o Teleservices, sistema que segundo a montadora permite que o veículo “transmita uma mensagem para a BMW informando sobre a necessidade de um serviço baseado nas condições de uso do carro, como por exemplo: troca das pastilhas de freio, filtro, microfiltro, troca de óleo, etc.”

O modelo também apresenta Chamada de Emergência Inteligente e Concierge, com suporte e informações constantes para o motorista. 

BMW 320i 2020 na Octane Motors 

Aqui em nosso estoque você não encontra apenas um, mas três exemplares do BMW 320i 2020. 

Os modelos apresentam cores interiores e exteriores diferentes. Todos tem zero quilômetros rodados, 184 cv, torque de 30,6 kgfm, volume porta mala de 365 litros e garantia até março de 2022.

Confira imagens exclusivas dos veículos: 

Modelo em prata e interior em caramelo

Para saber mais deste exemplar clique aqui: https://estoque.octanemotors.com.br/detalhe/204/bmw-320i 

BMW 320i 2020

Modelo em branco com interior em preto

BMW 320i 2020

Confira foto em 360º no interior do automóvel. Clique aqui: https://estoque.octanemotors.com.br/detalhe/203/bmw-320i

Modelo em branco com interior caramelo

BMW 320i 2020
Clique aqui para ver mais detalhes: https://estoque.octanemotors.com.br/detalhe/202/bmw-320i

Compartilhar: