Completando 11 anos em terras brasileiras, a MINI carrega uma história bem diferente das demais montadoras europeias. A marca britânica é considerada uma das mais “cults” no universo automotivo. 

Hoje, você confere os motivos da Mini ser referência em veículos diferenciados. Além disso, fica por dentro de tudo sobre o MINI COUNTRYMAN JCW ALL4, em estoque na Octane Motors.

O início:  Morris Mini-Minor 

Reconhecer um carro da Mini não é difícil. O próprio nome da marca entrega de cara a principal características de seus automóveis: a pequenez. 

No entanto, diferente das demais empresas do setor, a Mini não nasceu como uma marca automotiva, mas sim um veículo. Antes de se tornar uma montadora, o nome Mini era apenas a denominação de um carro fabricado pela BMC (British Motor Corporation). 

Em 26 de agosto de 1959 a BMC lançou o chamado Morris Mini-Minor e deu início ao que seria um sucesso mundial. O automóvel tinha como principais diferenciais seu tamanho compacto e o motor com tração na frente. 

O criador desse modelo revolucionário foi Alec Issogonis. O designer automotivo se comprometeu a manter uma boa dirigibilidade aliada a baixo consumo de combustível e preço acessível. 

Esses três atributos foram  responsáveis por fazer do Morris Mini-Minor um sucesso pelas ruas da Inglaterra. O período histórico era conturbado, a Segunda Guerra Mundial havia deixado cidades e a economia destruída, por esse motivo carros pequenos eram exatamente o que a população precisava. 

Mini de 1959, veículo pequeno e rápido que conquistou a Europa. (IMAGEM: Divulgação Mini)

Ascensão da marca

Foi apenas 10 anos após a criação do primeiro Mini que a empresa com o mesmo nome foi instituída. 

Em 1969, a Mini se tornou uma montadora. Sua proposta, claro, era fabricar veículos pequenos, rápidos e não muito caros. 

A emancipação da empresa durou poucas décadas, pois em 1994 a Mini foi comprada pelo BMW Group, o qual pertence até os dias atuais. 

Sendo assim, a BMW detém a fabricação de seus próprios veículos, da Mini e, também, da Rolls-Royce Motor Cars, como já citamos aqui no blog da Octane Motors. 

Uma vez comprada pela BMW, a Mini sofreu com algumas mudanças. A montadora alemã, inclusive, passou a chamar a marca como MINI, em letras maiúsculas. 

Ao contar a história dos carros Mini é impossível não citar a parceria com o famoso mecânico John Cooper. Ele foi responsável por envenenar os pequenos carros para as pistas de corrida. Devido sua grande contribuição para a marca, até hoje alguns dos principais modelos são denominados “Mini Cooper”.

A Mini guarda prêmios impressionantes. Com seus pequenos velozes a empresa conquistou três disputas do rali de Monte Carlo entre 1964 e 1967.

Além disso, o Mini foi eleito o segundo carro mais influente do século XX pela Global Automotive Elections Foundation em 1999. A colocação impressionante deixou modelos icônicos para trás, perdendo apenas para o clássico dos clássicos, o Ford T. 

Hoje, a Mini é uma senhora de 61 anos que, mesmo sendo uma das mais jovens montadoras europeias, carrega em seu DNA uma herança tradicional que mistura a cultura britânica, de onde nasceu, com a tecnologia alemã, vinda da BMW. 

Desse modo, a MINI do século XXI continua entregando carros pequenos, velozes, potentes e com design inigualável. 

MINI COUNTRYMAN JCW ALL4 (IMAGEM: Octane Motors)

MINI Countryman JCW All4

A evolução da MINI resultou no novo Countryman JCW All4 2020. O modelo é classificado como um Hatch e, também, um SUV, pois reúne características das duas carrocerias. 

A sigla JCW é marca registrada dos veículos MINI com pegada esportiva. Ela remete aos aperfeiçoamentos no design e na potência do motor. 

Sob o capô está um motor 2.0 B48 com 306 cv de potência, pistões e virabrequins forjados, turbo compressor de duplo fluxo e central eletrônica recalibrada. Esse motor também é encontrado em grandes veículos como o BMW M135i, o M235i e o X2 M35i. 

Ainda nas questões mecânicas que garantem ao pequeno uma performance admirável estão: câmbio automático Aisin de 8 marchas, contato com o piso gerado pela tração integral ALL4 e rodas de 19 polegadas. 

O MINI Countryman JCW All4 2020  faz  0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos, tem torque de 48,8 kgfm e três modos de direção. Sendo eles: Green, Mid e Sport.

Motor 2.0 B48 com 306 cv de potência. (IMAGEM: Octane Motors)

Características exclusivas de um pequeno potente

O veículo foi construído na plataforma UKL 2. Desse modo, ele mede 4,299 metros de comprimento, 1,822 metros de largura, 1,557 metros de altura e 2,670 metros de entre-eixos. 

É compacto, mas ainda assim garante ótimos passeios com a família e aventuras ao volante. 

Por dentro, ele conta com bancos de couro, ar-condicionado de duas zonas e teto solar. Além disso, sua central multimídia tem tela tátil de 8,8” com conectividade Apple CarPlay e no Head-Up Display (HUD). Esse sistema projeta no para-brisas informações para o condutor, como a velocidade, por exemplo.

O MINI Countryman JCW All4 2020 ainda leva o selo John Cooper Works, que homenageia o famoso projetista que faleceu em 2000. Como já citado acima, Cooper foi responsável por grande participação no sucesso da Mini.  

Tecnologia de ponta no inteior. (IMAGEM: Octane Motors)

MINI Countryman JCW All4 na Octane Motors 

Em nosso estoque você encontra esse modelo em cor branca com detalhes em vermelho. O veículo leva toda elegância, desempenho e tecnologia que marcam a trajetória da MINI.

Além das características já citadas, o modelo ainda conta com:

  • Volume do porta-malas de 450 litros
  • Porta-malas com abertura elétrica
  • Head up display
  • Sistema de som Harman Kardon
  • Bancos e detalhes do interior em Alcântara
  • Launch control
  • Troca de marchas no volante
  • Garantia até 04/2022
  • Sensor de chuva
  • Air bag duplo

Para conferir mais imagens e informações sobre o veículo clique aqui: https://estoque.octanemotors.com.br/detalhe/263/mini-countryman-jcw-all4 

 

Compartilhar: